Em todos os países acometidos pela COVID-19, as ações orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estão sendo cumpridas de acordo com a realidade obviamente de cada localidade. Vale ressaltar que alguns países após um retrocesso em número de mortes, já flexibiliza e volta aos poucos às suas atividades cotidianas.

No Brasil, o coronavírus avança nas capitais e cresce ainda mais no interior

apesar das medidas de prevenção que governadores e prefeitos vem realizando através das suas Secretarias de Saúde. Estudiosos do assunto apontam o não distanciamento social, como a maior causa do aumento dos casos positivos ao vírus.

“Um exemplo claro é a Nova Zelândia”, diz o infectologista Mário Rezende Pacheco. “Atualmente sem nenhum caso de Coronavírus após isolamento total em vários pontos do país durante 75 dias com medidas bem firmes em relação ao distanciamento”, explica o médico.

“Independente do local, o isolamento é maior arma nessa guerra. As medidas de prevenção são também de extrema importância, mas infelizmente no nosso município estamos com dificuldades na conscientização das pessoas ficarem mais tempo em casa”, explica o prefeito Alberto Narcizo da Cruz Neto.

Além de campanhas de prevenção, medidas foram adotadas a exemplo da dedetização de prédios públicos, compra de EPI’s, desinfecção das vias públicas, pontos facultativos semanais nas repartições públicas, regras de distanciamento nas feiras livres com aumento do espaço de circulação entre os consumidores, contratação de profissionais em caráter de emergência na área da saúde, imposição do uso obrigatório de máscaras, suspensão das aulas e eventos e outras ações afins.

Mais uma vez, a gestão municipal orienta a quem puder ficar em casa principalmente os que estão nos grupos de risco, atendam ao nosso apelo. A sua vida está em primeiro lugar.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Carmópolis

Trabalhando pra você